terça-feira, 24 de maio de 2011

Quatro Minutos

Título original: Vier Minuten
Direção: Chris Kraus
Gênero: Drama
Tempo de duração: 100 minutos
Ano de lançamento: 2006
Sinopse: Jenny é uma mulher jovem cuja vida acabou. Presa por assassinato em uma penitenciária feminina, ela não demonstra qualquer remorso. Mas por trás de sua fachada impenetrável, esconde-se um surpreendente talento musical. Quando uma professora de piano de oitenta anos descobre os segredos da garota - sua brutalidade e seus sonhos - ela decide transformar Jenny no prodígio musical que ela já foi no passado.
Imdb: http://www.imdb.com/title/tt0461694/

http://www.megaupload.com/?d=NUKWG2KV
Legenda
http://www.megaupload.com/?d=9TWU6A8C

6 comentários:

  1. Filme impressionante. História dura. Imprevisível. Vale muito a pena. as sequencias de piano q a professora chamava de musica de pretos foram dos sons mais frescos, desengomados e cativantes que já ouvi.

    Cinefilo tenho que dizer q achei aqueles dois filmes "dez minutos mais velho" uma verdadeiras preciosidades. A ver em breve. O meu muito obigado.

    Ja conseguis-te ver o Roca-bon?
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Dante... sobre os Dez Minutos mais Velho, eu preferi O Celo. Quanto ao documentário, sim, eu assisti. A busca do sublime se encaixou como uma luva em um tema sobre o qual me debrucei no ano passado: um livro que procura construir pontes entre o sagrado e o profano. Essa busca da fonte de inspiração chama a minha atenção. A arte carrega essa sublime e rara experiência de transcendência. Vejo a arte como uma mediadora capaz de levantar a fina película que separa o visível do invisível.
    É por isso que escolho os filmes que posto no blog obedecendo a um critério. Um amigo que conhece o blog, certa vez me perguntou por que coloco filmes com temas como luxúria e maldade. Eu lhe disse que estes filmes também são escolhidos a dedo: ao retratar o pecado, mostram as conseqüências do pecado, e estimulam o intelecto.
    Esse ato criativo que envolve o mundo dos escritores, pintores, músicos e cineastas me fascina. Obrigado pela sugestão. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Valeu Cinefilo. desculpa a tardança na resposta, mas o cabo de alimentação do me pc queimou e fiquei sem ele algum tempo. Realmente a maldade e a iniquidade vão fazendo parte do nosso mundo e observar os seus resultados pode ser um incentivo a mais para seguirmos o caminho do bem e fazermos boas escolhas na vida.

    A arte eleva-nos o espírito, faz-nos deixar de ser meras bestas que procriam como disse um poeta, para sermos pessoas dotadas do lado espiritual (não apenas no sentido religioso). um bom filme, um bom livro, uma boa musica despertam os nossos sentidos e fazem-nos sentir uma sensação de deslumbramento e de felicidade de existir.

    acerca do livro que falas-te que procura construir pontes entre o sagrado e o profano. por curiosidade qual era? Neste momento estou a ler (conforme a minha disposição): segundo volume de dom quixote, faltam-me os 3 ultimos capitulos, "folhas de erva" de walt whitman, "a vida nova" de dante, "A guerra e a queixa da paz" de erasmo, "Ariel" de josé henrique Rodó, e a reler Werther de goethe.
    Ainda a respeito dos livros: há uma tetralogia (José e seus irmãos, o jovem José, josé no Egipto, José o provedor) que deves conferir. São do nobelizado Thomas Mann, para mim o melhor autor do sec XX, e em que ele sendo fiel ao relato biblico, recria genialmente os episódios, o ambiente e os personagens apenas escassamente mencionadas na Biblia, como Abrãao, Isaque, Jacó e seus filhos, Sara e principalmente josé que é a personagem central do enredo. 4 livros preciosos e queridos para quem de alguma forma estima as Escrituras e o espírito nelas contido. Actualmente em Portugal já não se encontram edições novas, podendo apenas ser encontrados em lojas de livros usados.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Dante... o livro que citei, é um dos livros que escrevi. Creio que até o final deste ano, no mais tardar no primeiro trimestre de 2012, chegarão ao mercado. Dos oito livros que escrevi e já foram revisados, cinco ou seis deverão ser lançados.
    Dos livros que citou, só li Os sofrimentos do jovem Werther e Folhas das folhas de relva. Verei se consigo achar esse do Thomas Mann em algum "sebo".
    Atualmente, estou lendo a conta-gotas, Bech no Beco do John Updike. Há cerca de quinze dias terminei de ler A Mão do Artista do W. H. Auden. E reli O Senhor das Moscas do William Golding.
    Curiosidade: você assistiu Valentin e O Concerto?
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. eba Cinefilo não te sabia com essa face de escritor! pena que não será facil adquirir teus livros aqui em Portugal, mas vou ver o que consigo fazer. por favor, não te acahnes de dizer quando algum chegar realmente ao mercado.

    Ainda não vi esses filmes, verei em breve. desde a ultima vez despertou-se-me a curiosidade para ver minhas tardes com Margueritte, como agua para chocolate, hukkle, primavera verão outono inverno, antes da chuva, carmen de godard, sociedade alternativa, amores expressos, novo mundo, fabuloso destino de amelie poulain 10 anos mais velhos: o trompete, neste ultimo com destaque para o curta de victor erice, que é uma verdadeira obra-prima.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Dante... passei o dia fora, na capital do meu estado. Pode deixar, assim que estiver no mercado, te aviso. Seria bom que você me enviasse um e-mail no cineumpordia@hotmail.com, pois se houver algum problema com este blog - ser deletado, pois parece que isto já aconteceu com outros blogs semelhantes - eu terei como lhe avisar. No terreno artístico a minha primeira paixão foi a literatura. E aos 14 anos eu já ganhava o concurso de melhor redação realizada entre todas as escolas da minha cidade. Nos últimos oito anos me dediquei a escrever livros e agora está chegando a hora de levá-los a apreciação dos leitores.

    A lista de filmes que você citou é muito boa. E o diretor de Amores Expressos também fez os excelentes Amor a Flor da Pele e 2046.
    Esta noite eu assisti um bom filme que postarei amanhã: "O Mundo é Grande e a Salvação Espreita ao Virar a Esquina". Vale acrescentar a sua lista.
    Abraços

    ResponderExcluir