segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Até Dezembro! ,,, A Razão de Ser do Cine...



O Cine fará uma pausa. Em Dezembro tem postagem especial de fim de ano.

                                                       ******

Eu considero que os filmes são momentos de revelação, uma abertura ao que está oculto, a subversão da absorção temporal revelando as profundezas do sentido da vida, possibilitando uma maior percepção de nós mesmos e do mundo; uma conversa íntima que pode ser transformadora.

Faço coro com o cineasta Tarkovski: “o objetivo de toda arte - a menos, por certo, que ela seja dirigida ao "consumidor", como se fosse uma mercadoria - é explicar ao próprio artista, e aos que o cercam, para que vive o homem, e qual é o significado da sua existência... E assim, se a arte carrega em si um hieróglifo da verdade absoluta, este será sempre uma imagem do mundo, concretizada na obra de uma vez por todas... Essas revelações poéticas, todas elas válidas e eternas, testemunham o fato de que o homem é capaz de reconhecer a imagem e a semelhança de quem o criou, e de exprimir este reconhecimento... Creio que um dos mais desoladores aspectos da nossa época é a total destruição na consciência das pessoas de tudo que está ligado a uma percepção consciente do belo. A moderna cultura de massas, voltada para o "consumidor", a civilização da prótese, está mutilando as almas das pessoas, criando barreiras entre o homem e as questões fundamentais da sua existência, entre o homem e a consciência de si próprio enquanto ser espiritual... O objetivo da arte é preparar uma pessoa para a morte, arar e cultivar a alma, tornando-a capaz de voltar-se para o bem”. (Tarkovski, Andrei. Esculpir o Tempo. São Paulo: Editora Martins Fontes).

19 comentários:

  1. fuderoso esse texto ae velho o// viva tarkovski, viva o cinema, viva a vida, viva a arte, viva a bondade, viva o compartilhamento e viva os comentários nos blogs :PP viva!! :) só comentando uma coisa aqui, é, já q se falou de vida, acho que foi muito legal ter colocado o viver do kurosawa. esse filme deve ser tão fodão (eu comecei a ver mas tive q parar), sim, é tão fodão, que o cara da locadora pegou pra ele assistir. aí perguntei "mas o sr nao é dono de locadora? traga ele pra cá q eu quero ver também. aí ele falou q levaria na semana seguinte". embora nao tenha visto ainda (a bronca é essa: é recomendável só indicar qd já se viu - voltando, embora nao tenha visto ainda, eu recomendo o filme viver por viver da claude leloch. só pelo título mesmo. nao é das mais recomndáveis formas de indicar um filme, mas taí. valeu mesmo pelo blog, pelo projeto do blog, etc etc o//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cinéfilo. Até Sempre. Filipe de Portugal

      Excluir
  2. Boas férias meu caro Cinéfilo,

    Já aguardo ansioso as postagens de fim de ano.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Cinéfilo! Obrigado pelos filmes, pelos comentarios, pelas aulas...rs
    Ah! boas ferias.

    ResponderExcluir
  4. Cinéfilo, depois de tantos filmes indicados ( esperando serem apreciados quando o tempo permitir ), sua ausência será sentida como alguém que vai ao cinema e chega tarde em casa. Boas férias - e ótimos filmes, pra variar!
    Abração,

    Zhen.

    ResponderExcluir
  5. Todos nós precisamos de um tempo pra fazer outras coisas. Que esse tempo seja proveitoso pra ti.
    Estaremos ansiosos aguardando seu retorno!
    Claro que vai bater uma saudade quando abrir o blog e não ver uma atualização, mas já nos disponibilizastes grandes pérolas.
    Obrigada por tudo.

    até breve!

    ResponderExcluir
  6. Agradecendo muito as postagens de alta qualidade e aguardando a sua volta , quando for possível.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Cinéfilo
    Boa Tarde
    Linda essa transcrição de Tarkovski, ele não é só um gênio, ele é como chama do passado que inspira o presente, o presente que pensa e que tenta entrever o futuro. Se a arte é abertura para percepção do Belo, só o amor põe sentido à história.
    Feliz e merecido descanso e quase que mal educadamente ia perguntar se ainda cabe um pedido.
    Feliz retorno
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Essa vida de cinéfilo e bolgueiro não é nada fácil, por isso o descanso é mais do que merecido, é necessário.
    Bom proveito nas tuas férias!!!!
    abraço
    Az
    (366filmesdeaz.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  9. Cinéfilo não nos abandone, pleaaase... boas férias, mas volte em breve, porque seus filmes são fundamentais! Grande abraço Júlio.

    ResponderExcluir
  10. Volte logo, cinéfilo! Ainda bem que temos você, com suas postagens sempre muito interessantes!

    ResponderExcluir
  11. Sentirei saudades e aguardo a volta.
    Parabém pelo excepcional trabalho que faz.
    abraço

    ResponderExcluir
  12. Boas férias :)
    Até Dezembro com as suas óptimas escolhas.
    Helena

    ResponderExcluir
  13. Boas Férias Cinéfilo! E parabéns pelo melhor e mais interessante site de filmes que eu tive o prazer de conhecer nos últimos tempos.

    ResponderExcluir
  14. obrigada por nos trazer tantas preciosidades em 2012, Cinéfilo!
    Bom descanso para você e estaremos à sua espera!
    Abs
    Sandra

    ResponderExcluir
  15. Será q vou aguentar tanto tempo sem o CINEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE????????

    Brigadão por tudo!!!

    Alice

    ResponderExcluir
  16. Saudades! Um estranho vazio na ausência desse blog maravilhoso. Baixando td q ainda está ativo. Muito coisa. Atulhando o HD. Mas, "Eu conto os dias conto as horas pra te ver /
    Eu não consigo te esquecer / Cada minuto é muito tempo sem você, sem você".
    Fique na paz!

    ResponderExcluir
  17. Três horas da manhã a três sábados atrás, eu achei esse blog, que tem enchido meus dias de sentimentos dos mais variados! É fantástico e eu só tenho a lhe agradecer, a cada filme, lágrimas, sorrisos, reflexões, saudades enfim...obrigada!!!! E boas férias GRANDE Cinéfilo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinara, é muito bom ver que o Cine faz brotar sentimentos que, no mundo moderno, parecem adormecidos. Há uma higienização dos sentimentos sendo espalhada nas mídias, nas escolas, nos filmes, nas músicas. Piegas... Piegas... Piegas... é a palavra que leio quando um filme consegue trazer lágrimas, reflexões, saudades etc. Aquilo que nos torna humanos, a capacidade de sentir e expressar o que sentimos, é ridicularizada. O Cine transita na contramão procurando despertar esses sentimentos. Eu me sinto recompensado quando encontro pessoas como você e outros que aqui comentaram, que ainda não estão anestesiados. Abraços!!

      Excluir