terça-feira, 17 de maio de 2011

As Cinzas de Ângela

Título original: Angela's Ashes
Direção: Alan Parker
Gênero: Drama
Tempo de duração: 145 minutos
Ano de lançamento: 1999
Sinopse: As Cinzas de Angela, o livro de memória vencedor do prêmio Pulitzer, ganha vida neste emocionante filme do aclamado diretor Alan Parker. Ângela (Emily Watson), mãe de uma ninhada de filhos, é casada com Malachy (Robert Carlyle), homem que a ama, mas que é cheio de problemas, principalmente com o desemprego e a bebida. Eles decidem ir para Cork, na Irlanda, junto com seus 4 filhos, após a morte prematura de sua filha de apenas 7 anos, mesmo sabendo que o lugar não oferece prosperidade e a maioria da população vive na miséria. A vida na empobrecida Irlanda na época da depressão dá poucas esperanças para o jovem Frank McCourt, o filho mais velho de uma família muito unida. Vivendo de suas habilidades, estimulado pelo espirito irreprimido e confortado pelo amor da mãe, Frank embarca em uma inspirada jornada para superar a pobreza de sua infância e chegar à terra de seus sonhos: A América.
Imdb: http://www.imdb.com/title/tt0145653/

16 comentários:

  1. filme muito bom, mas pesadíssimo. aquela pobreza é terrivelmente chocante e o peso da igreja católica sobre os personagens ídem. eu não sei qual é o mais chocante a pobreza brasileira ou a pobreza de irlandês pobre e católico. e tudo em nome de Deus porque 'quem dá ao pobre empresta a Deus'. amém por séculos e séculos.

    ResponderExcluir
  2. desculpe, esqueci. tinhas razão. voltei a baixar os links do filme do kieslowski e deu certo. obrigadíssimo! abraços.

    ResponderExcluir
  3. Querido Cinéfilo se tu fosse um náufrago em uma ilha deserta e tivesse que escolher dez filmes para te acompanhar, quais levaria?

    Alice

    ResponderExcluir
  4. olá, passei de novo porque lembrei-me de, por seres cinéfilo embriagado, tem um blog interessantíssimo, my one thousand movies. filmes não comerciais. conheces? abraços.

    ResponderExcluir
  5. Vhannya... sim, já conheço o my thousand, é um dos bons blogs de filmes. Abraços

    Alice... escolher apenas dez filmes é difícil, então vou apontar seis filmes que não deixaria de fora porque transmitem inúmeras mensagens importantes e, para o Cinéfilo náufrago, seria fonte de consolação e reflexão:

    - Paris, Texas - a possibilidade de redenção.
    - Além da linha vermelha - há uma luz transcendente mesmo em meio à intensa escuridão.
    - Magnólia - milagres podem acontecer alterando a rota destruidora.
    - Cortina de fumaça - um dia nunca é igual ao outro.
    - Big fish - deixar aflorar a imaginação.
    - Uma história simples - contemplar a sua história e enfrentar a mortalidade.

    Todos também têm em comum a beleza das imagens e trilhas sonoras encantadoras.

    ResponderExcluir
  6. assino embaixo. e hors-concours, para mim, desencanto.
    abraços

    ResponderExcluir
  7. vhannya... Desencanto é o filme de 1945 sobre um casal que se conhece por acaso em uma estação de trem? Ainda não vi, mas você despertou a minha curiosidade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Isso mesmo. Simples, honesto, despojado, mas sublime. abraços

    ResponderExcluir
  9. falando em despojado, honesto, simples e sublime já assististe 'aonde é a casa do amigo?', e 'o espelho'?

    ResponderExcluir
  10. vhannya, o do Kiarostami ainda não vi, mas o do Tarkovski já assisti todos. Acho o Kiarostami cheio de altos e baixos, as obras do Tarkovski são mais consistentes, em especial Andrei Rublev, O sacrifício e Stalker. E por falar em consistente você já assistiu O pequeno italiano e O menino do pijama listrado?

    ResponderExcluir
  11. este 'o espelho'. não é o do tarkovski, é de um diretor iraniano, não lembro se o makhalmabaf [é isto mesmo?], também não sei porque traduziram assim para o português. sabes como são as traduções para o português dos nomes de filmes. o pequeno italiano ainda não assisti, mas o menino do pijama listrado sim. eu fico angustiada com filmes assim porque não se vislumbra nada no fim do túnel. é a angústia e a inconsistência das coisas quando se opta por alguma escolha sem ver as conseqüências ou sem se importar por elas. abraços.

    ResponderExcluir
  12. alás, o nome não tem nada a ver com o filme. eu consegui baixá-lo de um site de filmes estrangeiros, havia uma lista incrível de filmes iranianos. mas, quando fui tentar mais tarde este mesmo site ele mudou totalmente. não é mais de filmes. não me pergunte como, mas aconteceu.

    ResponderExcluir
  13. obrigado precisa desse filme para um trabalho na faculdade.. muito obrigado mesmo

    ResponderExcluir
  14. BOA NOITE, CINÉFILO!
    A última parte (parte 7) filesonic está of line. Baixei as 6 primeiras e na última aparece o aviso que o arquivo não foi encontrado.
    Muito obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, José Roberto, infelizmente os links foram deletados. Os que vc baixou podem ser descartados. Dentro das possibilidades, sem data definida, estarei repostando. Abraços

    ResponderExcluir