domingo, 18 de março de 2012

Brinquedo Proibido

Título Original: Jeux Interdits
Direção: René Clément
Gênero: Drama/Guerra
Tempo de duração: 86 minutos
Ano de lançamento: 1952
Sinopse: Em 1940, Paulette, uma menina de cinco anos, perde os pais durante um ataque aéreo alemão a Paris e é acolhida pela família de Michael, um menino de 11 anos. Aos poucos, nasce uma grande amizade entre as duas crianças.
Imdb: http://www.imdb.com/title/tt0043686/
Filmow: http://filmow.com/brinquedo-proibido-t12815/

Torrent (Legenda no arquivo)
OU
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7

Legenda
Baixe

2 comentários:

  1. Cinéfilo,

    Este filme parece ser bom: "Copenhagen".

    Sinopse e detalhes:(http://www.adorocinema.com/filmes/filme-183353/)
    "Os espíritos de Niels Bohr (Stephen Rea) e sua mulher Margrethe (Francesca Annis) caminham por Copenhagen, na Dinamarca, e rumam para a antiga casa dos Bohr para encontrar Werner Heisenberg (Daniel Craig), que também já morreu. A razão deste inusitado encontro é que Niels e Werner foram grandes físicos na 1ª metade do século XX e criaram as diretrizes para a construção da bomba atômica, sendo Niels mentor de Werner. Acontece que Bohr era dinamarquês e Heisenberg era alemão. Em setembro de 1941 Werner resolveu visitar Niels, mas se no passado eram amigos a guerra agora os colocara em lados opostos. Como os nazistas tinham ocupado a Dinamarca a vinda de Werner representava o conquistador indo até a casa do conquistado e, por mais que Niels tivesse prometido para Margrethe não falar de política e só de física, ficou evidente que isto era impossível de ser cumprido. No mesmo dia da chegada Nils e Werner foram fazer um tradicional passeio e logo voltaram, pois houve uma séria desavença entre eles. Décadas depois Niels, Werner e Margrethe tentam entender o que motivou Werner, um ganhador do prêmio Nobel que chefiava o programa atômico alemão, a ir ao encontro de Niels, um meio-judeu e o que aconteceu naquele dia, pois o que supostamente houve foi motivo de inúmeras conversas através dos anos."

    Retirei este texto do blog:
    http://nemeunemtu.blogspot.com.br/2008/08/do-filme-copenhagen.html

    Este filme brilhante retratado em 1941, delinea a relação entre Niels Bohr, único físico alemão detentor do acelerador de partículas e dos domínios da fissão nuclear e Werner Heisenberg, prêmio Nobel de Física pela criação da mecânica quântica e autor do Princípio da Incerteza. Ambos foram grandes amigos afastados pela guerra.
    Num discurso intimista e profundo, o filme transcreve um diálogo singular sem fugir à estrutura sóbria característica dos personagens. Em seguida, alguns trechos de tais diálogos:

    -Quando da visita de Heisenberg à Bohr, este observa que quando há mágoas antigas, o presente se dissolve no passado e, numa conversa entre 3 pessoas, um se ausenta pois que não vê a si mesmo, não percebe sua pessoa inserida no contexto, restringindo a conversa entre dois somente.

    -No momento em que Heisenberg analisa a relação harmoniosa entre Bohr e sua esposa Margrethe, Bohr põe-se a refletir: "1+1 pode resultar em diversas somas. A matemática adquire um aspecto curioso quando aplicado às pessoas", e responde: -"Porque não sou a soma mas a metade de 2."

    -"Algumas coisas apenas pensamos, pois não há nada à dizer. A paisagem muda de aspecto à cada esquina da escuridão humana, onde só estão os rostos de nossa infância."

    -Da reação em cadeia: "Uma verdade dolorosa leva à duas outras. Algumas obrigações são irreconciliáveis."

    -Da falsidade: "Os sorrisos hostis são sorrisos que não nos pertencem."

    -Sobre a bomba atômica: -"Quando nossos filhos se deitarem sobre o pó que levantamos, não haverá mais a Incerteza, porque não haverá decisão. Nada restará."

    Não é um filme, é poesia e música.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sidarta,
      realmente parece ser um bom filme. Andei pesquisando, o problema é que não há legenda em português disponível. Abraços!

      Excluir