Para o poeta W. H. Auden, o Natal é mais do que o discreto pico de um evento – um feriado – distinto do resto do ano, é um lembrete anual que Deus tem agido e está agindo para “resgatar a insignificância” da nossa existência.
O Cinéfilo deseja à todos Um Feliz Natal. Os presentes são os 15 filmes postados abaixo. Escolha ao som de Leonard Cohen.
Show Me The Place faz parte do novo álbum de Leonard Cohen que será lançado em janeiro de 2012 nos Estados Unidos e Inglaterra.
ResponderExcluirCohen canta:
"Os problemas vieram
Salvei o que eu poderia salvar
Um fiapo de luz, uma partícula de distância...
Mostre-me o lugar
Onde a palavra se tornou um homem".
Grande presente, meu amigo cinéfilo!
ResponderExcluirPostou alguns que eu estava louco à procura!
Muito obrigado, e um maravilhoso Natal!!
Grande Original, um Feliz Natal a você, familiares e amigos.
ResponderExcluirNão tenho mais onde arquivos tantos e tantos filmes, meu computador está quase arriado :) e já vi que terei que abaixar mais uns sete.
ResponderExcluirMuito obrigado Cinéfilo! Conheci muitos filmes lindos seguindo tua sensibilidade. Que tenhas um Natal maravilhoso.
Alice
boas festas ao cinéfilo e a todas as pessoas de bem que frequentam esse espaço.
ResponderExcluirmantenha o ótimo trabalho em 2012!
valeu cinéfilo,
ResponderExcluirBoas festas, 2012 com muitos filmes.
abs
Fernanda
obrigado pelos excelentes presentes. uma pergunta: tens como postar os filmes de nacer khemir: andarilhos do deserto. o colar perdido da pomba e baba aziz - o príncipe que contemplava sua alma? um feliz, feliz natal junto aos teus e que Deus estenda seu manto sobre vocês. felicidades. abraços.
ResponderExcluirPois é, Cinéfilo. Outro ano que se vai. Mas ficam as lembranças dos bons filmes que vimos por aqui. Que não foram poucos. Felicidades e ótimos filmes também em 2012. Obrigado.
ResponderExcluirVhannya, no próximo ano, tudo é possível.
ResponderExcluirAlice, anônimo, Fernanda, Vhannya, Jair, desejo a todos muita alegria e paz.
Cinéfilo, que presente maravilhoso!
ResponderExcluirObrigada pelo carinho e cuidado que sempre teve com todos nós. Que no próximo ano estejamos juntos, celebrando dia após dia a beleza do cinema. Costumo dizer que o que a literatura e o cinema causaram em mim é irreversível!
Mais uma vez obrigada!
Bom natal e ótimos filmes em 2012!
Ana, faço minhas as suas palavras. Um grande abraço.
ResponderExcluirAos Usuários,
ResponderExcluira minha opção por esta música do novo álbum de Leonard Cohen, é porque a considero a união da beleza com a mensagem. Já que estamos falando de Natal, o velho Cohen pega em nossa mão e nos conduz ao "lugar onde a palavra se tornou um homem" (um eco bíblico de João 1:14 - "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade". Verbo é a tradução bíblica em português do grego Logos, a Palavra. O Natal é a comemoração dessa Palavra que se fez carne, nasceu e habitou entre nós.
Cohen, nesta canção, também trabalha com a questão da ressurreição, falando sobre a pedra que não consegue mover sozinho. Ele salvou o que podia salvar, “um fiapo de luz, uma partícula distante”. Eu vejo a fé, como um fiapo de luz, não sei se é isto que Mr. Cohen queria dizer neste trecho. Enquanto ele não explica, se é que um dia pretende explicar, degustemos a canção.
caríssimo,
ResponderExcluirrou rou rou :)
obrigada, sempre.
e um abraço.
O cinema é mesmo esse atemporal, mergulhamos com ele no passado, presente e futuro.
ResponderExcluirO cinema é mesmo como um transporte que leva às andanças, navegações e muitos vôos.
O cinema é mesmo uma viagem, embarcamos com ele para terras verdadeiras e imaginárias.
Às vezes penso que os filmes são um pretexto tanto de quem faz, como de quem assiste, pois compartilha o habitat pulsante entre a fantasia e o real, entre o pesadelo e o sonho.
O cinema é mesmo esse mistério de ver, para se enxergar, às vezes, o que não cabe no olhar.
Cinéfilo, grata pela suas postagens e atenção em 2011.
Boas Festas, que 2012 seja um ano de Realizações, Saúde e Paz para você e os seus, amplio o meu desejo para os outros, que como eu, trafegam por aqui.
Um abraço
Soli
Cinéfilo, só no final de novembro descobri seu blog. Estava procurando um filme e para minha surpresa cheguei até aqui. Você tem filmes de qualidade e tem me dado um prazer enorme estar, sempre que possível, visitando e extraindo verdadeiras pérolas cinematográficas.
ResponderExcluirQue você possa continuar por um longo tempo nos presenteando com essas obras raras e de muito bom gosto, fazendo desse cantinho tão enriquecedor!
Muita saúde, paz e sucesso sempre, para você e família. Obrigada por essa sua generosidade, compartilhada aqui!
Feliz Natal! E que 2012 seja um ano muito melhor do que esse de 2011...para todos!
Um grande abraço,
Vick
Cine...
ResponderExcluirProcurei seu nome no blog e não achei.
Olha, essa é minha primeira postagem em seu blog. Achei-o por acaso navegando na net e então resolvi lhe escrever para lhe dar os parabéns. EU, que pensava saber muito de filmes, descobri que não sei nada de nada. Os seus comentários são maravilhosos!
Parabéns de coração! Quero sempre visitá-lo.
Abs,
Diadorim
Felicidade, Soli, Vick e Diadorim, um Feliz Natal a vocês, familiares e amigos. A casa é de vocês. Abraços
ResponderExcluirOlá parceiro,
ResponderExcluirNão conhecia o Leonard Cohen,baixe a discografia no download cult e estou adorando.
Vc poderia dar outras sugestões do mesmo nível.
Obg por essa bela descoberta
Fernanda
Todo dia, mais de uma vez, abro o cine um por dia, atrás de novos filmes.
forte abs
Oi Fernanda. Que bom vc descobrir e gostar da obra de Cohen. No dia 26, postarei os presentes de ano novo, entre eles selecionei algumas músicas pop que marcaram a minha vida e também upei um arquivo com Leonard Cohen e .... (descubra dia 26).
ResponderExcluirAbraços
Abri três presentes e um é mais pra frente, só tenho a agradecer: Lições de infância, Down by low, Deus em questão e pra curtir com a família na véspera de Natal A felicidade não se compra.
ResponderExcluirFeliz Natal a voce e todos os seus...
Alô Cinéfilo, faço minhas as palavras elogiosas de todos que comentaram. Feliz Natal. Dê uma olhada pois o Megaupload mudou o formato e não identificamos mais o Link. Dificulta baixar mais rápido pelo JDonloader.Abraços
ResponderExcluirDom Juan, Feliz Natal.
ResponderExcluirCuritibano, esperemos a atualização dos programas como mipony, free downloader manager, free rapid, e jdownloader. Eu estou baixando individualmente, aguardo um minuto, download comum e mando abrir via free download manager, porque pelo mipony e free rapid, não estou conseguindo.
Feliz Natal!
O blog é muito bom mas,essa conversa de natal....Quer dizer q.os amigos deste blog intelectualizado são favoráveis às idéias do Criacionismo?Deixem o Godard,Scorsese,saberem disso.Leiam "Deus um Delírio" do Richard Dawkins.
ResponderExcluirIge,
ResponderExcluirGodard e Scorcese são especialistas em cinema, mas sobre Deus, faço minha as palavras de C. S. Lewis: “quando Freud descreve a terapêutica para casos de neurose, fala como um especialista no assunto; mas, quando discorre sobre filosofia geral, fala como um amador. Portanto, é sensato ouvi-lo falar sobre um assunto, mas não sobre o outro — e é isso que eu faço. Ajo assim porque me dei conta de que, quando Freud discorre sobre assuntos que não são de sua especialidade e que por acaso eu conheço bem (como é o caso do assunto "linguagem"), ele não passa de um ignorante”.
Caro Ige,
ResponderExcluirO criador e mantenedor deste blog é cristão. Entre os usuários, certamente, há cristãos e pessoas de outras religiões, bem como ateus, agnósticos etc. O Feliz Natal é dirigido a todos, cabe a cada um aceitá-lo ou não.
Criacionismo ou evolucionismo é uma questão de cosmovisão, e não de dados empíricos. As mariposas da revolução industrial, o homem de Piltdown e o de Neanderthal, a variação no tamanho dos bicos dos pintassilgos que inspirou Darwin, essas “provas” do evolucionismo não resistiram muito tempo.
Você está em péssima companhia, quanto a pensadores. Para mim, Dawkins é apenas um animador de auditório, cujos textos transitam entre a imbecilidade irônica e o completo desconhecimento daquilo que tenta opinar. Um homem que aceita a possibilidade de extraterrestre terem trazido os germes da vida para a terra, mas não explica como ou quem criou os extraterrestres que no caso seriam apenas transportadores, é um comediante.
As obras de Godard, Scorcese não me atraem mais que as dos cristãos Terrence Malick, Carl Dreyer, Robert Bresson, Wim Wenders, Eric Rohmer, Roberto Rossellini, John Ford, Tarkovski, Tolstoi, Dostoievski, Handel, Bach, Haydn, Mendelssohn, Schutz, John Donne, John Milton, T. S. Eliot, W. H. Auden, Milton Keats, Tennyson, Cullen Bryant, Longfellow, Emily Dickinson, G. M. Hopkins, T. S. Coleridge. C. S. Lewis, Dickens, Daniel Defoe, Jane Austen, Charlotte e Emily Bronte, Dorothy Sayers, François Mauriac, George Bernanos, Evelyn Waugh, Graham Greene, J. R. R. Tolkien, Dorothy Sayers, Simone Weil, René Girard, Flannery O'Connor, George Bernanos, Harriet B. Stowe, Sienkiewicz, Jonathan Swift, John Updike, Van Gogh, Rembrandt, Pieter Bruegel, Albrecht Dürer, Jacob van Ruisdael, Georges Rouault, William Wilberforce, Martin Luther King, Pascal, Edmund Burke, Alexander Soljenítsin, Eric Voegelin, Viktor Frankl, Nicolas Berdiaev, Alexis de Tocqueville, Bonhoeffer, Madre Tereza, Desmond Tutu, Dr. Paul Brand, Laszlo Tokes, Leibniz, Copérnico, Johanes Kepler, Francis Bacon, Isaac Newton, Leibniz, Louis Pasteur e muitos outros.
Quando vc desconstruir a sua “verdade”, a gente conversa. Consuma alimento substancial, e aí vão algumas dicas do Cinéfilo: C. S. Lewis, G. K. Chesterton, Francis Schaeffer, Pascal, Alvin Plantinga, J P moreland, Eric Voegelin, René Girard e se precisar de mais sugestões, é só pedir.
É brincadeira, agora o fundamentalismo ateu quer evitar a legitima declaração religiosa do dono do blog?
ResponderExcluirSe Dawkins é tão sábio por que foge de debates com William Craig e Michael Behe?
Uma coisa, é não crer em Deus porque a Sua existência restringe a celebrada "liberdade"; outra coisa é provar que Deus não existe, coisa que nem os mais sábios ateus tentaram.
Evolucionismo e Criacionismo é uma questão de fé. Não tem nada a ver com inteligência ou intelectualidade. É só ler as declarações decepcionadas de vários cientistas e pensadores evolucionistas.
Marcela P.
aposto um aparelho de dvd contra um amendoim que esse Ige é homo... Deus implica em limites, princípios, leis... td q eles não querem...
ResponderExcluir