terça-feira, 6 de agosto de 2013

A Festa de Babette (Repostagem)

Título original: Babettes gæstebud / Babette's Feast
Direção: Gabriel Axel
Gênero: Drama
Tempo de duração: 103 minutos
Ano de lançamento: 1987
Sinopse: Duas jovens vivem com o pai, um rigoroso pastor luterano, em um pequeno vilarejo da costa dinamarquesa. Um barítono fica admirado com a voz de uma delas, e tenta convencê-la a acompanhá-lo a Paris. Alguns anos depois, bate à sua porta uma parisiense pedindo refúgio: Babette (Stéphane Audran) vem recomendada pelo agora famoso cantor de ópera, e se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família. Muitos anos depois, ainda trabalhando na casa, ela recebe a notícia de que ganhara uma fortuna numa loteria em Paris. Para comemorar o centenário do nascimento do falecido pastor, Babette oferece um banquete aos membros da comunidade.
Imdb: http://www.imdb.com/title/tt0092603/
Filmow: http://filmow.com/a-festa-de-babette-t4168/

Torrent (Legenda no arquivo)

10 comentários:

  1. Nossaaaa! A festa de Babette. Lindo filme. Emocionante. A paisagem, as comidas e as bebidas do banquete preparado por Babette.Lindo. lindo.
    A história, o enredo triste. maravilhoso.
    Obrigada moço por postar uma raridade. Muito bom gosto.

    Um anjo. Voce!

    Maria.

    ResponderExcluir
  2. Baseado na obra da escritora dinamarquesa Karen Blixen, que casou-se com um barão e mudou-se para a África. Ao voltar para a Dinamarca, dedicou-se a escrever em inglês utilizando o pseudônimo Isak Dinesen. A Festa de Babette é uma parábola sobre a graça de Deus: um presente que custa tudo para o doador e nada para o convidado, e isto fica claro nas palavras do general: “O homem, meus amigos, é frágil e tolo. Disseram-nos a todos que a graça se encontra no universo. Porém, na nossa tolice e com a nossa visão acanhada, imaginamos que a graça divina seja finita. Por esse motivo trememos... Mas chega o momento em que nossos olhos se abrem e enxergamos e percebemos que a graça é infinita. A graça, meus amigos, exige de nós apenas que a esperemos com confiança e a aceitemos com gratidão... Vejam! Aquilo que escolhemos nos é dado, e aquilo que recusamos, também e ao mesmo tempo, nos é concedido. Sim, aquilo que rejeitamos é derramado sobre nós abundantemente. Pois a misericórdia e a verdade juntaram-se, e a retidão e a felicidade beijaram-se!”. O discurso do general ficou martelando em minha cabeça. Ele é baseado no Salmo 85. Neste Salmo as palavras convergem e testemunham a realidade unificadora da graça de Deus.
    Babette não é apenas uma estrangeira, mas uma serva. É inevitável a identificação com a figura de Cristo. O sacrifício altruísta de dar tudo o que tem para o benefício dos outros. Babette é o exemplo de humildade para os moradores seguirem.O paralelo é reforçado e torna-se mais evidente no fato de que doze pessoas são convidadas a desfrutar o banquete. Isso nos leva a última ceia. Como Cristo, Babette também serve os convidados. Ela se torna o agente de cura para estas pessoas. Ela lhes oferece tudo o que tem, e, através desse exemplo, mostra-lhes como viver os valores cristãos, na prática, não apenas na teoria. Também são doze as partes que compõem o conto. Babette faz um único pedido às suas patroas, justamente depois de doze anos de sua chegada.
    A graça foi aspergida sobre pessoas que sequer a compreendiam; a festa de Babette derramou-a sobre uma aldeia sombria. Sem custo, oferta da casa que ilumina o ambiente.

    ResponderExcluir
  3. Em tempos de "fast food" A Festa de Babette é um encantamento que resgata a magia do cozinhar.
    Por outro lado, concordo, é mesmo inevitável a associação com ceia de Cristo, mas, talvez, diferentemente de Cristo que disse de um Céu e de um paraíso distante, ela disse dos pequenos momentos que podemos transformar o aqui em paraíso.

    ResponderExcluir
  4. Soli... Jesus vivenciou a graça em toda a sua extensão, colocou-a em prática aliviando o sofrimento das outras pessoas, multiplicando alimentos para saciar uma multidão, convivendo com os considerados desprezíveis, estendendo o perdão aqueles que o crucificaram. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Cinéfilo ^^
    Quem sou eu para discordar de suas palavras, só quis dizer que no filme embora possa se traçar um paralelo com a última ceia, em nada quis diminuir o que Cristo representa ou o que ele fez, nesse quesito, ELE continua sendo único. Só me reportei a fala do próprio Cristo quando Ele disse que seu reino não era esse mundo, nesse ponto, creio que o filme além de lhe prestar homenagem, denota que Babette, humildemente, sabia que só poderia trazer um pouco de alegria, um pouco paraíso durante alguns momentos, isto é durante o seu banquete.
    Creio que assim como nós, mortais criaturas, não podemos fazer ninguém feliz, mas apenas, se assim quisermos, contribuir, por algum tempo para felicidade alguém.
    Talvez, o próprio título já indique isso, nas festas, somos temporariamente felizes, e penso que ser feliz é habitar o paraíso, isto é trazer um pouquinho de que do que se entende como paraíso e realizá-lo. Acho que Babette pretendeu isso, trazer para aquelas pessoas um pouco de uma felicidade fora do cotidiano do vilarejo, e ela fez magistralmente, cozinhando, do modo que ela melhor sabia fazer, não sei se você concorda.
    Ainda que possa ter dado essa impressão, não era minha intenção traçar uma comparação entre Cristo e Babette, porque seria o mesmo que comparar o durável e o efémero, um momento e a eternidade.
    Emfim espero ter tornado mais claro meu ponto de vista, e até... em outros comentários, isso é quase uma certeza rsrsrs
    um abraço

    ResponderExcluir
  6. soli... como poderia discordar. Apenas procurei mostrar que Jesus teve, enquanto viveu aqui, essa atitude graciosa de derrubar barreiras e mostrar o caminho da graça aos homens. E Ele nos chamou a fazê-lo, afinal, "O Reino de Deus está dentro de vós". Infelizmente, a nossa natureza rebelde e pecaminosa, nos leva a falhar ou ignorar o chamado de Cristo.
    Gosto muito do estilo da sua escrita com sutil nuance poética: "comparar o durável e o efémero, um momento e a eternidade". Abração

    ResponderExcluir
  7. Olá! Faço o pedido de "repostagem" deste filme. O link disponibilizado, infelizmente, não funciona mais. Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir